Comprar veículo de forma segura

Dicas de segurança na compra e venda de carros

O processo de compra ou venda de um veículo geralmente é simples, mas tanto compradores quanto vendedores podem acabar suscetíveis a serem vítimas de fraude ou outros crimes. Tenha cuidado para não deixar a emoção de comprar ou vender um veículo comprometer a sua segurança ou o seu dinheiro. E lembre-se, se parece bom demais para ser verdade, geralmente é. Os conselhos abaixo são para ajudar você a não ser vítima de um crime.

Procurar por seu próximo carro pode ser uma experiência emocionante. Contudo, infelizmente, há pessoas tentando lucrar em cima de outras através de golpes, e alguns fraudadores por vezes são bem convincentes ao operar online. Embora isso só aconteça em uma minoria dos casos, fraudadores se passando por compradores de carros, vendedores ou comerciantes podem manchar a reputação de empresas legítimas e indivíduos que tentam fazer uma transação honesta. Devido a isso é importante se manter seguro quando estiver comprando ou vendendo carros.

Cuidados com a compra de um carro

Ao comprar um carro, especialmente através de um vendedor particular, é aconselhável fazer a sua investigação sobre o vendedor assim como do veículo.

Cruze os dados apresentados no documento do veículo com o próprio veículo (verifique o chassi, cilindrada, cor etc).

Cruze os dados apresentados no documento do veículo com os dados apresentados no DENATRAN. Além disso, verifique indicadores de situação do veículo, como existência de ocorrência de roubo, restrição Judicial, alienação fiduciária etc.

  • Faça uma consulta do veículo no DENATRAN: LINK
  • Você pode usar o ‘Check@uto’ serviço oferecido pela DEKRA, para realizar uma consulta mais completa, com registros de acidentes histórico de roubo, histórico de KM, histórico de leilão, entre outros. (pago): LINK

Acima de tudo, certifique-se de ter visto o carro e estar completamente satisfeito antes de entregar um centavo ou fazer quaisquer compromissos.

Existem diversos pontos que devem ser checados para fazer uma avaliação do estado do carro, se você não está familiarizado com o modelo ou com o funcionamentos de carros em geral, pode ser interessante obter ajuda de um profissional.

  • Como Verificar um Carro Usado Antes de Comprá-lo: LINK
  • Você pode optar por realizar uma vistoria de avaliação do carro com um profissional. Desta forma, poderá ter mais tranquilidade e uma garantia de que está comprando um carro  em bom estado. A DEKRA é uma das empresas que realiza esse serviço (pago): LINK

Nunca envie pagamentos online sem ver o carro (eu diria: nunca envie pagamentos online neste caso). Use métodos de pagamento rastreáveis, como cartão, transferência bancária ou cheque.

Antes de comprar um veículo usado, o interessado deve pesquisar sua situação: a transferência para o seu nome só será feita se ele estiver em situação regular e sem débitos.

  • O novo dono tem o prazo de 30 dias para fazer a Transferência de Propriedade.
  • Se o veículo comprado é 0 km, o proprietário tem 30 dias para fazer o Registro de Propriedade.

Cuidados com a venda de um carro

Esteja ciente de que fraudadores podem contatá-lo passando-se por potenciais compradores. Nunca compartilhe dados pessoais por telefone, já que criminosos poderão usar essas informações para criar um anúncio clonado para enganar outros ou até mesmo tentar explorar a sua identidade. Compradores genuínos não devem ter problemas em “vistoriar” o carro pessoalmente e verificar os detalhes.

Realize o contato com o comprador em potencial em um local público ou em um ponto de encontro certificado.

  • Ponto de encontro certificado DEKRA: LINK

Nunca deixe um potencial comprador sair para um test drive sem você. Você pode querer ter um amigo ou membro da família junto de você para realizar o test drive com o comprador, e não tenha medo de pará-lo mais cedo caso o potencial comprador dirija perigosamente.

Nunca deixe potenciais compradores efetuarem cópias ou fotografias dos documentos do veículo ou terem a posse dos originais antes de comprar. Estes só devem ser entregues com o carro depois que o dinheiro foi depositado de forma segura em sua conta bancária.

Nunca deixe um comprador levar o seu carro sem antes ter pago o valor integral por ele. Se o comprador deu-lhe um cheque ou realizou uma transferência de fundos para a sua conta, espere que esteja liberado completamente antes de entregar as chaves do veículo.

Se um veículo foi vendido, seu antigo dono deve fazer a Comunicação de Venda de Veículo ao Detran de seu estado ou ao Cartório de Notas em até 30 dias, depois de preencher o recibo de compra e venda (Certificado de Registro do Veículo/CRV) com os dados do novo dono.

Se o antigo proprietário não comunicar a venda ao Detran corre os riscos:

  • De assumir multas e débitos do novo dono;
  • De responder civil e criminalmente por acidente envolvendo seu antigo veículo.