Analistas da JD Power afirmam que a perspectiva global de automóveis para 2011 é positiva, os mercados maduros de veículos se recuperaram e os mercados emergentes continuam a expandir.
Os mercados emergentes, incluindo China, Índia e Brasil, deverão continuar a expandir a quota de 51% das vendas de veículos leves conquistada em 2010. Em geral, os mercados emergentes deverão representar 53% das vendas totais de veículos leves em 2011, mais um sinal de que estes são os mercados-chave que irão conduzir o nível de crescimento nos próximos anos, segundo a JD Power.
Os mercados maduros, por outro lado, estão previstos para ver resultados mistos. A economia dos EUA deverá estar mais forte, o que deve levar a maiores vendas. O cenário na Europa Ocidental é esperado para ser plano, enquanto o Japão deverá ver o seu auto mercado encolher.
JD Power diz que o crescimento do PIB mundial está projetado para ser igual ou superior a 4% em 2011, um ligeiro decréscimo dos 4,6% em 2010, mas ainda é forte o suficiente para suportar ainda mais a recuperação nas vendas de automóveis em muitos mercados e um crescimento contínuo nos mercados emergentes.
“Do ponto de vista global, 2010 foi uma combinação de recuperação e forte crescimento nos mercados emergentes”, disse Jeff Schuster, diretor executivo de previsão global da JD Power. “O crescimento em 2011 não deverá ser tão acentuado como foi em 2010. No entanto, 2011 parece ser um ambiente estável, com taxas de crescimento mais gerenciáveis e equilibradas em todo o mundo, a recuperação do mercado de automóveis vai continuar em muitos países.”