Nenhum modelo da Audi tem tanta vocação automobilística quanto a segunda geração do R8. O novo R8 foi apresentado oficialmente este mês durante o Salão Internacional de Genebra, e traz, obviamente, alto desempenho com seu motor V10 central e a nova transmissão integral permanente quattro, especialmente na versão topo de linha com 610 cv, que alcança 100 km/h em apenas 3,2 segundos e 330 km/h de velocidade máxima.
O novo R8 vem equipado com um motor central de alta rotação e desempenho, construído sob o conceito moderno de baixo peso e chassi extremamente dinâmico, com sistema de tração integral quattro e controle de torque totalmente variável, O superesportivo de alto desempenho Audi R8 chega mais firme, mais impactante e mais fascinante, tanto nas pistas de corrida como nas estradas.
A segunda geração do R8 V10 plus é o modelo de produção em série mais potente e veloz feito pela Audi em todos os tempos. Graças à estreita colaboração entre os engenheiros de competição, pilotos de corrida e desenvolvedores, o Audi R8 apresenta um nítido aumento de desempenho. Isso beneficia tanto o carro produzido em série como o modelo de competição R8 LMS desenvolvido com base nele
[h2gray]Motores do R8[/h2gray]
O motor 5.2 FSI é oferecido em duas versões, uma com 540 cv e outra, ainda mais esportiva, com 610 cv. O modelo topo de linha acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, atingindo velocidade máxima de 330 km/h. O som do motor V10 aspirado, cujo torque máximo é alcançado a 6.500 rpm, está ainda mais potente. A transmissão S tronic de sete velocidades e o sistema de tração integral quattro especialmente desenvolvido transmitem a força para as rodas. A distribuição do torque de tração se adapta às condições de condução. Em casos extremos, 100 % do torque podem ser direcionados aos eixos dianteiro ou traseiro. O novo modo “performance” no sistema Audi drive select dynamic handling permite a adaptação dos parâmetros de condução dinâmica mais importantes ao coeficiente de atrito da pista.
[h2gray]Construção do R8[/h2gray]
O modelo topo de linha, o R8 V10 plus, tem peso líquido de 1.454 quilos. Apesar de muitos equipamentos adicionais e de sua maior rigidez, o novo Audi R8 pesa até 50 quilogramas menos que seu precursor. A estrutura multimaterial Audi Space Frame (ASF) garante o baixo peso e uma ótima distribuição de carga entre os dois eixos. A combinação do alumínio com plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRP) na estrutura Audi Space Frame abre novas perspectivas com relação ao peso, rigidez e comportamento em colisões. O assoalho aerodinâmico, que inclui um longo difusor, aumenta a força vertical e a aderência. Também o chassi, com sua suspensão com duplos braços em V, demostra a proximidade do Audi R8 com o automobilismo esportivo.
[h2gray]Design do R8[/h2gray]
O design reflete a poderosa personalidade esportiva do R8. Um item visual diferenciado, que também proporciona maior segurança, são os faróis de LED de série. Para um campo de visão ainda maior e maior intensidade luminosa, a Audi oferece como opção o projetor laser para o farol alto, complementado pelos indicadores dinâmicos de direção na dianteira. Os sinalizadores dinâmicos traseiros são equipamento de série.
[h2gray]Interior do R8[/h2gray]
No novo cockpit virtual da Audi, os mostradores são digitais. Os controles mais importantes estão agrupados em conjuntos de botões no volante. No interior, o motorista tem a impressão de estar dentro de um carro de corrida. Os controles do ar-condicionado reforçam a simplicidade do painel de controle, com efeito flutuante. O sistema MMI navigation plus com MMI touch é standard.