Antes considerado um acessório de luxo, os sensores de estacionamentos eram vistos apenas em carros mais caros, mas atualmente, o mercado de acessórios automobilístico disponibiliza diversas marcas com preços variados, o que despertou o interesse de todas as classes sociais.
Os sensores de estacionamento têm o intuito de auxiliar o motorista na hora de fazer uma baliza, afinal, quem nunca deixou de estacionar em uma vaga com medo de que o carro não coubesse e acabasse batendo em outro automóvel?
Esse é o propósito do sensor, detectar quando houver objetos a uma distância pré-definida. O funcionamento do equipamento é baseado na tecnologia de ultrassons e quando for detectado o objeto na distância pré-definida pelo sistema, irá chamar a atenção do motorista através de sinais visuais ou sonoros. A programação é feita pelos fabricantes na placa eletrônica do sensor, além de programar a distância, eles também dividiram o sinal sonoro em três fases, ou seja, quanto mais perto estiver do objeto menor vai ser a pausa entre os sons, e quando de fato, o carro encostar-se ao objeto, o som será contínuo.
Confira abaixo alguns modelos disponíveis no mercado: