Visão do processo da venda de barcos

Se você é proprietário de um barco, os dois dias mais felizes da sua vida (de acordo com o provérbio) são: no dia da compra e no dia que você vende. Este guia detalhado destina-se a ajuda-lo a maximizar o sucesso como um vendedor, embora nossos conselhos também poderão ajudá-lo a tornar-se mais esperto como comprador.

Antes de vender seu barco

Primeiro de tudo, você deve decidir se é viável vender o seu barco de forma particular. Seu tempo disponível, conhecimento e habilidades de vendas são considerações importantes. Corretores ganham uma comissão, tendo a maior parte do trabalho braçal.  Revendedores locais também podem facilitar todo o processo por possuírem um ponto conhecido e uma carta de clientes, no entanto, uma parte do valor de venda deverá ser repassado ao mesmo.

Anuncie seu barco

Um anúncio atraente com fotos de qualidade e uma descrição bem escrita vai incentivar potenciais compradores a buscarem por mais detalhes. Vendedores profissionais costuma dizer: “Nós não estamos vendendo barcos, estamos vendendo sonhos”. Você pode usar essa premissa tirando fotos do seu barco na água em um belo dia de sol por exemplo. Crie anúncios de qualidade no Ultra Motors e anuncie o seu barco para todo o Brasil.

Faça o dever de casa para determinar um preço realista. Enquanto as vendas de automóveis estão ligadas à Tabela Fipe de preço médio, os preços dos barcos podem variar muito, do estado de conservação, do programa de manutenção e dos equipamentos nele instalados. Seja realista, mas sempre deixe um espaço para a negociação.

Mostre seu barco

Quando for a hora de mostrar o seu barco verifique se ele está limpo, em ordem e organizado para que a  primeira impressão do potencial comprador seja positiva.

Você não pode controlar o tempo, então você deve escolher uma área protegida (mar abrigado) para o teste no mar, mostre o seu barco com uma boa navegação, a menos que seja solicitado especificamente um local, daí cabe a você decidir se vale a pena. Certifique-se de tomar todas as precauções quanto a idoneidade do comprador antes de navegar com esta pessoa ou realizar qualquer tipo de negociação.

Vendendo o seu barco

Qualquer comprador sério irá rapidamente fazer uma oferta, provavelmente abaixo do preço pretendido. Tratar um lance abaixo da expectativa como um insulto vai criar um clima ruim e possivelmente vai lhe custar a venda, em vez disso, educadamente faça uma contra-oferta mais próxima do preço anunciado. Durante a negociação, mantenha sempre o seu preço limite em mente.

Uma vez que o preço foi estabelecido, vocês devem trocar alguns papéis para completar a transação do barco, a lista completa dos documentos vai ser abordada em um próximo artigo, e certifique-se de cancelar o seguro quando o barco já não for mais seu.

Uma nota final: cuidado com esquemas de fraude online. Se a oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente não é verdade, especialmente se você ainda não conheceu o “comprador” pessoalmente, mas somente online. Conheça o comprador pessoalmente e siga as etapas da venda com cautela.

Seu barco foi vendido

Especialmente a fibra de vidro tem uma vida muito longa e existem muitos barcos usados disponíveis. Ao educar-se com os nossos guias de vendas, você irá maximizar sua felicidade como um vendedor de barcos e provavelmente irá aprender algo que vai ajuda-lo a fazer a próxima compra de um barco bem sucedida. Isto é o que desejamos. Boas Vendas.

Compartilhe!

By Staff

Estamos constantemente acompanhando o mercado automotivo em busca de notícias e dicas relevantes. A base de nossas publicações está no expertise de nossos editores, informações dos fabricantes e opinião dos consumidores.