Vai comprar um carro? Escolha o certo para você.

Com milhares de carros para escolher, pode ser complicado escolher um – mas estamos aqui para ajudá-lo a decidir. Leia nosso guia essencial para encontrar o carro certo para você.

Estilo de vida / Tipo de carro

Uma série de fatores devem influenciar o seu processo de tomada de decisão:

• Finanças – o quanto você está disposto a gastar?
• Família – quantos passageiros você terá?
• Localização – mora na cidade ou na zona rural?
• Meio ambiente – quanto CO2 irá emitir o seu carro?

1. Hatch pequeno Fiat Uno Flex

Estes carros têm baixas cilindradas e são geralmente fáceis de conduzir. Eles são ideais para novos condutores, alguém com uma pequena família ou um orçamento apertado. A economia de combustível é boa e os impostos são baixos – pouca performance e tamanho.

Exemplos típicos: Renault Clio, Chevrolet Corsa, Peugeot 207, Ford KA, VW Gol, Fiat Uno.

2. Hatch Audi A3 Hatchback

Um dos mais populares tipos de carros rodando no mundo, eles tem um bom espaço interno e no porta-malas além de um forte motor com um bom desempenho.

Os bancos normalmente podem dobrar para baixo proporcionando mais espaço para a bagagem. Os tamanhos variam, mas são confiáveis. É um bom carro para a família mas também atende bem quem procura uma tocada um pouco mais esportiva.

Exemplos típicos: Chevrolet Astra, Volkswagen Golf, Ford Focus, Hyundai i30, Audi A3, BMW Série 1, Fiat Stilo, Citroen C4

3. Mini van Chevrolet Zafira

Perfeito para o motorista com uma grande família ou muitos passageiros.

Estes carros têm bastante espaço de bagagem, sete ou oito lugares – mas também ocupam mais espaço na estrada.

Exemplos típicos: Renault Grand Scénic, Citroën Grand C4 Picasso, Chevrolet Zafira.

4. Esportivos Porsche 911

Se o seu objetivo é velocidade e estilo, um carro esporte de alto desempenho pode ser o que você está procurando. A maioria conta com tração na traseira, dois lugares, duas portas, superior potência e manobrabilidade.

Mas eles não são baratos – e podem ser mais caros para rodar, e fazer o seguro. A economia de combustível tende a ser baixa, mas pode ser gratificante guiar um desses.

Exemplos típicos: Lotus Elise, Audi TT, Lamborghini Murcielago, Ferrari F355, Porsche 911, Mazda MX-5, Nissan 350Z

5. Sedan Ford Fusion

Um automóvel de passageiros com o corpo mais alongado do que um estilo hatch.

Eles atendem bem a família e a executivos. Normalmente possuem uma grande variedade de recursos extras para oferecer. Podem ter bastante luxo, bom desempenho e alguns modelos contam com toques de esportividade.

Exemplos típicos: Honda Civic/Accord, Mercedes E-class, Jaguar XJ, Chevrolet Vectra, Ford Fusion, Audi A4/A6, Toyota Corolla, Nissan Sentra.

6. SUV (Sports Utility Vehicle) / 4×4 Range Rover

Estes veículos Off-Road têm boa capacidade de tração, motores fortes e espaço interno semelhante aos sedans.

A maioria tem tração 4×4  e podem rodar em qualquer terreno, mas a sua grande dimensão é algo a ter em mente – especialmente em zonas urbanizadas. O consumo de combustível é geralmente alto. Os SUV são veículos altamente confiáveis.

Exemplos típicos: Land Rover Range Rover, Nissan X-Trail, Toyota Rav 4, Hummer H3, Subaru Forester

Recursos

As características e acessórios que o automóvel tem para oferecer são outras considerações a ter em conta – você quer um carro com bancos aquecidos, sete lugares e um motor 2.0 litros, ou apenas algo simples, que vai levar você de A para B?

Considere as seguintes características para ajuda-lo a filtrar o carro que pesquisa:

Assentos

A maioria dos carros oferecem cinco lugares – uma boa pedida se você tiver amigos ou familiares que vão se sentar em seu carro ocasionalmente. Se você tiver uma família grande, você pode considerar uma Mini van com sete ou oito lugares. Solteiros que querem mais esportividade geralmente optam por veículos de 2 ou 4 lugares.

Bagagem e espaço do porta-malas

Pergunte a si mesmo quantas vezes você vai usar o porta-malas e qual espaço ele deve ter. Se o seu trabalho exige o transporte de muitos pacotes e equipamentos, ou uma enorme quantidade de compras, é bom pensar em ir para um hatch com bagageiro no teto ou uma van para um espaço extra.

Tamanho

Se você decidiu que quer um grande espaço para a bagagem e muitos lugares para passageiros, então você precisará de um veículo grande. Considere a maior dificuldade para estacionar e manobrar, quando estiver decidindo sobre o tamanho de um veículo.

Se você dirige sozinho pela cidade, um menor, pode ser o veículo certo para você.

Aparência

O modelo, o design e a aparência exterior  de um veículo é o que todo mundo vai ver – então escolha sabiamente. Você quer um carro com pintura metálica ou sólida, formas arredondadas ou retas, pequeno ou grande, claro ou escuro?

Não se esqueça de que extras como teto-solar, rodas de liga-leve e aérofolio podem fazer uma grande diferença na estética do carro.

Você também pode estar querendo um interior confortável  – com bancos em couro, ar digital ou DVD para os passageiros.

Segurança

Provavelmente o fator mais importante a ter em consideração antes de comprar um carro é a segurança que ele oferece – ainda mais se você tiver uma família.

Você deve levar em conta a quantidade de airbags e a qualidade do sistema de freios. Você pode verificar o Euro NCAP’s para tentar saber o quanto seguro o carro que você quer comprar é na Europa. Lembre-se de verificar se o modelo vendido aqui no Brasil é o mesmo vendido na Europa.

Desempenho

O quanto importante o desempenho do carro pode ser para você – o tempo da aceleração de 0 a 100 Km/h pode ser importante se você utiliza rodovias de grande porte com frequência, bem como a potência de frenagem.

O tamanho do motor é outro fator importante a considerar. Lembre-se que quanto maior o desempenho, provavelmente maior será o custo com seguro e combustível.

Combustível

Os mais populares são os carros que abastecem com gasolina, diesel e os flex que abastecem com gasolina e álcool. Levando em conta o nível de emissão de CO2, os motoristas podem optar por veículos movidos a álcool, bio-diesel além dos elétricos e híbridos.

Também é importante saber qual o consumo médio do veículo.
Agora que você já sabe qual o que quer comprar comece a buscar o seu carro no UltraMotors.

Compartilhe!

By Staff

Estamos constantemente acompanhando o mercado automotivo em busca de notícias e dicas relevantes. A base de nossas publicações está no expertise de nossos editores, informações dos fabricantes e opinião dos consumidores.

22/12/2010 5:44