Toyota Prius 2015

O Prius é um carro hatchback híbrido da Toyota que está sendo vendido no Brasil desde 2013. Apesar de ser novidade por aqui, o Prius foi lançado em meados de 1997, e é o híbrido de maior sucesso no mundo, principalmente nos Estados Unidos onde é comercializado desde 2000.

Disponível para o consumidor brasileiro em versão única importada do Japão, o Prius funciona com um sistema inteligente que proporciona a melhor relação entre os motores de combustão e elétrico com alta eficiência no consumo de combustível, máximo desempenho e baixa emissão de gases.

[h2gray]Motorização do Prius[/h2gray]

Isso mesmo, ele possui um motor a combustão de 1,8 litro VVT-i¹ 16V DOHC² com quatro cilindros e potência de 99 cavalos. Em conjunto com o motor elétrico produz uma potência combinada de 134 cavalos. Com o motor elétrico de alto rendimento aliado à avançada bateria compacta é possível dirigir o Prius em baixa velocidade com a energia gerada a cada frenagem, não sendo necessário utilizar o combustível, e emitindo, assim, um baixo nível de CO 2. Ao desacelerar ou frenar o veículo, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética do veículo em energia elétrica que é usada para carregar a bateria.

[h2gray]Transmissão CVT do Prius[/h2gray]

A transmissão CVT1 (continuamente variável) permite o aumento e a diminuição contínua da velocidade de maneira suave e com precisão. A transmissão tipo joystick facilita seu manuseio, pois possui uma alavanca com sistema diferenciado que faz com que volte sempre ao mesmo lugar. Independentemente do modo – Drive, Reverse, Neutro ou Parking – a alavanca sempre retorna à posição inicial.

[h2gray]Painel do Prius[/h2gray]

O Prius possui um display superior (Head-up Display – HUD) que projeta as principais informações na base do para-brisa. Assim, o motorista pode ver informações básicas, como a velocidade, ou monitorar os dados do ecomonitor sem tirar os olhos da estrada. O sistema pode ser desligado e permite ajustes de altura e luminosidade.

Painel Toyota Prius

Multimídia

Tela touch de 6.1” com câmera de ré e sistema de áudio com CD Player, MP3, WMA, entrada AUX e Bluetooth®.

Dirigibilidade

VSC (Controle de Estabilidade do Veículo)
Controle que aciona individualmente os freios e controla a potência de cada roda dependendo da necessidade, mantendo a trajetória e evitando derrapagens em curvas, manobras bruscas e pisos escorregadios.

TRC (Controle de Tração):
Controla a pressão hidráulica do sistema de freio e corta a injeção de combustível no momento em que a roda de tração tende a girar em falso (patinar).

Direção silenciosa:
Ao dirigir o Prius com o motor elétrico, praticamente não se ouve ruídos. E mesmo com o motor a combustão ligado o carro é muito silencioso para seus ocupantes e para o ambiente à sua volta.

Consumo do Prius

O Toyota Prius recebeu o selo “A” do CONPET/INMETRO de eficiência energética. Segundo os testes, o Prius percorre 15,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na cidade. O Prius está entre os carros mais econômicos do Brasil.

[h2gray]Preço do Prius[/h2gray]

Toyota Prius – Híbrido-Gasolina – 2014/2015 – 4 portas: R$ 114.350,00

Prius

O Toyota Prius é o veículo híbrido mais conhecido à venda atualmente e, como tal, contribui com quase três quartos das vendas de veículos híbridos da Toyota. Quando se trata de veículos híbridos, o Prius está bem na frente do resto da indústria automotiva graças ao fato da Toyota liderar o segmento dos híbridos.

Enquanto alguns podem ter subestimado o Prius quando foi lançado, muito devido ao ceticismo sobre veículos híbridos em geral, mais de uma década depois ele demonstrou ter se mantido forte e alcançou um elevado nível de popularidade em mercados mais maduros.

Prius

No Brasil, a Toyota tem realizado um intenso trabalho de disseminação da tecnologia híbrida, por meio de parcerias com organismos governamentais e privados. Entre essas parcerias, destacam-se o programa de táxis híbridos na cidade de São Paulo e a utilização do Prius pelo Detran e pela secretaria de meio ambiente do Distrito Federal e pela polícia do estado de Pernambuco. Contudo, as vendas para o “consumidor comum” ainda estão bem tímidas, talvez pelo intimidador preço sugerido de R$ 114.350,00.

Prius

[h2yellow]Avaliação geral[/h2yellow]

Globalmente o Prius está no topo da categoria ao falarmos de carros híbridos. O fato de estar no mercado a mais de uma década e a boa reputação, o tornaram o carro híbrido disponível mais vendido. Além disso, os vários itens de qualidade no interior do Prius fazem dele um carro agradável e confortável para percorrer longas distâncias. O consumo de combustível é excepcional e esse é o principal fator para quem procura um veículo híbrido. Desconsiderando o preço, não há razão para não considerar o Prius quando se procura um um carro de médio porte.

By Staff

Estamos constantemente acompanhando o mercado automotivo em busca de notícias e dicas relevantes. A base de nossas publicações está no expertise de nossos editores, informações dos fabricantes e opinião dos consumidores.