Saiba quais cuidados tomar para não ter problemas com os pneus do carro

Carros são máquinas complexas, que precisam ter cada elemento perfeitamente ajustado para que tudo funcione bem – do motor ao escapamento, passando por freios, suspensão e peças pequenas.

Aqui no Ultra Motors já falamos sobre algumas práticas comuns que diminuem a vida útil do carro, mas será que você tem dado atenção suficiente às condições dos pneus do seu carro? Eles estão em boas condições ou já precisam de cuidados? É fundamental estar atento a esses componentes do veículo, pois, além de interferirem na segurança de quem está dentro do carro, trafegar com pneus desgastados é proibido pelas leis de trânsito.

Confira algumas dicas para saber qual o momento de trocar esses itens e entenda mais sobre os cuidados que devem ser tomados com eles:

– Segundo explica a Itaro, vibrações ruídos e batidas incomuns podem ser sinais de que os pneus estão trabalhando de forma desequilibrada. As causas vão desde uma montagem realizada de forma irregular até a presença de bolhas e deformações na borracha. Outra dica é testar a vida útil do pneu ao deitar um palito de fósforo sobre um dos sulcos. Se a cabeça do palito não ficar completamente coberta pelo sulco,a hora da troca chegou.

– Nem todo mundo sabe, mas pneus também possuem prazo de validade – que gira em torno de cinco anos. Depois desse período, a borracha pode se decompor, gerando sério problemas. É possível saber o prazo de validade dos pneus pela marcação presente ao lado da sigla DOT, na lateral do item. Ali estão indicados a semana e o ano de fabricação.

– É bom lembrar que, apesar de comum, a recauchutagem não é uma prática muito recomendada. Ela é permitida apenas para veículos pesados, que ainda assim só podem realizá-las duas vezes e apenas no eixo traseiro.

– Recomenda-se que, a cada 10 mil quilômetros rodados, seja realizado o alinhamento e o balanceamento do veículo. Além disso, a manutenção constante também pode livrar o condutor de graves acidentes.

Este é um Guest-Post escrito por Ricardo Ribeiro.
As opiniões do autor acima são inteiramente próprias e podem não refletir a opinião do Ultra Motors.
Avatar of Staff

Por Staff

Estamos constantemente acompanhando o mercado automotivo em busca de notícias e dicas relevantes. A base de nossas publicações está no expertise de nossos editores, informações dos fabricantes e opinião dos consumidores.

24/06/2014 16:28