Criando o anúncio de veículo particular perfeito

Você decidiu vender e quer um resultado rápido, mas vá com calma, porque o tempo assumido com o seu anúncio agora vai ser compensado ao longo da estrada.

O fato é que o veículo irá inevitavelmente figurar ao lado de outros, cada um competindo pelo dinheiro dos compradores. Assim, o desafio é fazer com que o seu se destaque dos outros sendo mais atraente e convincente. O que você pode fazer para que isso aconteça?

Siga o nosso guia e nós garantimos que o seu anúncio vai ficar melhor que a maioria. Aqui está o que você deve fazer:

Defina o preço certo

Pesquise no ultramotors.com.br por veículos que são exatamente iguais, ou o mais próximo do seu próprio. Se você quiser um resultado rápido você vai precisar anunciar o seu veículo um pouco mais barato. Mas se não há pressa, você pode pedir um pouco mais. Tenha em mente que mesmo o seu veículo estando em condições excepcionais e tendo quilometragem muito baixa, não deve haver exageros. Há um preço para cada veículo dependendo da sua idade e tipo. A tabela Fipe fornece o preço médio de veículos, ela pode te guiar.

Não seja ganancioso

Lembre-se que os revendedores podem cobrar mais por seus veículos porque há (geralmente) alguma forma de garantia inclusa no preço – portanto não tente igualar o seu preço ao deles. Mas não vá muito baixo porque você deve incluir uma margem para permitir a negociação sobre o preço.

Tenha um tempo para as fotos

Você não precisa de habilidades especiais para tirar ótimas fotografias do veículo – é só fazer o básico bem feito. Isso significa que seu veículo deve estar limpo por dentro e por fora. Se você não consegue encontrar um cenário atraente como um parque local, estacione o carro próximo a uma parede lisa ou de uma cerca, um estacionamento vazio ou o gramado da sua casa também podem ser boas ideias.

Tirando uma boa foto do veículoTire sempre à luz do dia (fotografias com flash no escuro nunca ficam boas). Use a melhor câmera que você tem em mãos. Tire muitas fotos: frente, trás, laterais, parte da frente do interior parte traseira, no porta-malas e sob o capô. Se o carro tem rodas de liga leve e elas estão em boa forma, tire uma foto delas. Certifique-se de que as suas fotos são bem iluminadas e nítidas. Uma foto com o tamanho de 1mb é o ideal para esse tipo de anúncio, pois possui um bom tamanho e é carregada rapidamente, regule a sua máquina para essa resolução.

Carregue quantas fotos você puder para o seu anúncio (ultramotors.com.br permite até 8 fotos por anúncio). Você também pode manter um conjunto de fotos prontas para serem enviadas em um e-mail aos compradores interessados.

As palavras importam

Descreva o que você está vendendo com precisão e integralmente. Marca, o modelo exato, a cilindrada, o número de válvulas e os cavalos do motor, ano, quilometragem, o número de proprietários, a cor, se tem história de serviços, se as revisões estão em dia, se ele tem acessórios, quantos donos, e qualquer outra informação sobre o veículo.

Tenha bom senso

Não exagere nas palavras como “carro fantástico” ou “primeiro a ver vai comprar.” Se o seu carro é realmente bom, as fotos e a sua descrição já devem contar a história muito bem.

E seja honesto também. Você está vendendo um veículo usado de forma que nenhum comprador deve esperar a perfeição. Se o carro tem uma mossa, arranhão ou falta algum acabamento, se você não planeja concertar antes de vender, não esconda.

Certifique-se de incluir o preço no anúncio e não coloque algo como “negocio o preço” ou “aceito ofertas”. Você deve esperar que qualquer comprador vai querer negociar sobre o preço. Mas, quem sabe, você pôde apenas encontrar alguém disposto a pagar o que pediu, sem reclamação.

Uma vez que o anúncio é exibido

Verifique se é preciso e se está listado corretamente ao lado de outros veículos dessa mesma marca e modelo. Verifique se você está por perto para responder às chamadas dos compradores. Se deixarem uma mensagem ou enviarem um e-mail, responda prontamente. Mantenha um diário de quem está interessado em ver o veículo e quando, anotando os nomes completos, números de celulares e fixos, e de onde eles estão vindo.

Seja educado e simpático com os potenciais compradores e responda as suas perguntas livremente. Mas se alguém diz que vai comprar sem primeiro ver e dirigir o carro, desconfie – particularmente se eles concordam com o preço pedido sem pechinchar. Eles podem até ser honestos – mas também eles podem estar tentando enganá-lo.

Da mesma forma, desconfie de qualquer empresa que te ligue prometendo compradores para o seu veículo. Tudo o que você necessita, dizem eles, é pagar uma taxa (muitas vezes um tanto quanto R$ 300,00). Nossa experiência é que essas empresas raramente são respeitáveis: os prometidos “compradores” não existem e tudo o que você pagar a eles será desperdiçado.

Compartilhe!

By Staff

Estamos constantemente acompanhando o mercado automotivo em busca de notícias e dicas relevantes. A base de nossas publicações está no expertise de nossos editores, informações dos fabricantes e opinião dos consumidores.