Comprar um carro novo ou usado?

Uma dúvida muito comum que as pessoas enfrentam ao comprar um carro é se o melhor é ter um novo ou usado. Veja o que deve avaliar para encontrar a resposta!

Se você quer comprar seu primeiro automóvel ou até mesmo trocar o que já tem sempre surge a dúvida entre comprar um carro novo ou usado. E um dos erros mais comuns na hora de comprar um carro é ter pressa em tomar esta decisão e chegar à conclusão errada, chegando a se arrepender depois.

Na verdade, não existe uma formula mágica nem uma resposta pronta para esta pergunta, pois você deve avaliar muitos pontos. Mas fazendo esta análise corretamente as chances de tomar a melhor decisão são bem maiores. Veja só!

Que carro você quer

Tem pessoas que já tem em mente o modelo que quer e ao pesquisar veículos usados acaba se apaixonando por um carro devido ao modelo, conservação, cor ou algo personalizado que tenha. Neste caso, vale a pena comparar as demais opções e levar em conta seu gosto. Já se quiser um veículo mais atual pode ser que comprar um zero seja mais viável pelas condições de pagamento, mas vale antes procurar também.

Qual o preço do carro

Lógico que o valor deve ser considerado. Ao comprar um carro zero as taxas de juros são menores para o caso de você comprar um carro usado que não seja tão antigo e tenha pouca diferença de preço. Neste caso, vale a pena considerar o zero.

Já se conseguir uma boa oferta ou optar por um modelo com preço bem diferente e ano mais antigo, o valor pode compensar em um usado. Aqui vale levar em consideração o valor da tabela Fipe e ver se o veículo usado está dentro do padrão. Desconfie de preços muito baixos, mas sempre questione o fato porque pode ser uma boa chance de economizar se o carro estiver com tudo certo.

Outro item importante quando o assunto é preço é o seguro, pois você deve fazer uma cotação antes e ver a diferença. Nem sempre um carro antigo, por ser de menor valor, vai ter um seguro mais em conta, pois há modelos que possuem peças difíceis de encontrar e isso encarece o seguro.

Precisa de um carro completo?

Um carro completo, ao sair da concessionária, já perde cerca de 15% do seu valor, como acontece com todos os demais. Então, se você quiser um veículo que seja completo pode ser vantajoso aproveitar os usados, pois pode economizar um bom dinheiro.

Mas então é melhor comprar um carro novo ou usado?

Você deve avaliar os prós e contras de todos os itens que falamos acima e ainda levar em conta valores de IPVA, diferença de preços (já que alguns modelos usados possuem pouca diferença de preço de modelos mais novos), possíveis promoções e descontos na hora de comprar o carro, etc.

Lembre-se apenas de não se esquecer de avaliar se o carro usado está em bom estado e fazer uma visita ao seu mecânico de confiança, caso seja sua opção.

Assim fica mais fácil comprar um carro novo ou usado consciente do tipo de compra que vai fazer.

Este é um Guest-Post escrito por Vanessa Queiroz.
As opiniões do autor acima são inteiramente próprias e podem não refletir a opinião do Ultra Motors.

Compartilhe!

By Staff

Estamos constantemente acompanhando o mercado automotivo em busca de notícias e dicas relevantes. A base de nossas publicações está no expertise de nossos editores, informações dos fabricantes e opinião dos consumidores.

22/12/2014 0:54