Dicas para comprar carros on-line

Não queremos que a compra de um novo veículo hoje vire um tormento amanhã.
É importante observar alguns pontos antes de adquirir um veículo, principalmente se esse for um veículo usado.

Que tipo de veículo preciso?
Tente procurar por algo que se adeqúe às suas necessidades.

Orçamento disponível?
Não entre em loucuras excessivas para adquirir o carro dos seus sonhos, carros existem muitos se não comprar hoje poderá adquirir mais tarde, tente ser racional quando pondera o orçamento que pretende gastar.

Tipo de pagamento?
Tente encontrar o melhor método de pagamento face ao seu orçamento, tente sondar o seu ou diversos bancos sobre as condições de crédito que lhe oferecem.

Ter noção dos preços de mercado.
É importante quando andamos a procurar algo que saibamos o seu valor de mercado ou valores próximos da realidade. Consulte a página de avaliação de usados para se manter atualizado dos mesmos. A sua iniciativa, é muito importante para garantir uma compra segura.

É importante estar atento ao comprar ou vender um veículo online. Há alguns indicadores que devem ser notados:

Desconfie de ofertas abaixo do preço de mercado para veículos novos ou usados. O preço do veículo está muito abaixo do que outros do mesmo modelo e ano? Se sim, por quê?

Sorteio? Herança? Brinde? Cuidado: esses são alguns argumentos usados para explicar preços “imperdíveis”.

Jamais faça depósitos ou realize adiantamentos sem antes ter certeza da idoneidade do anunciante. E certifique-se da existência do veículo e de seu real estado.  Cheque a veracidade do endereço e do telefone do anunciante. Você consegue falar pessoalmente com o vendedor? Se não – por que não?

Desconsidere ofertas de pessoas que dizem ser funcionárias ou intermediárias de fabricantes. As fábricas não autorizam, em nenhuma circunstância, seus funcionários a comercializarem veículos zero km.

Cheque possíveis multas, alienação ou bloqueios administrativos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Prefira horários diurnos e locais públicos para analisar o veículo. Haverá mais luminosidade para averiguar eventuais problemas e será mais seguro. Se necessário, peça a um mecânico de sua confiança para avaliar o veículo.

Confira os números do chassi no próprio veículo, devem ser iguais aos que constam no certificado de propriedade, além de alinhados, com espaçamentos regulares e contornos uniformes.

Antes de fechar negócio, confira documentos como comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seguro obrigatório (DPVAT); Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo; Certificado de transferência, datado, preenchido e com firma reconhecida (recibo/contrato de venda). Solicite os documentos originais do veículo e verifique-os com os órgãos oficiais competentes.

Verifique se há na nota fiscal ou recibo de compra do seu carro a expressão “venda no estado”; ela significa que o veículo não está em perfeitas condições. Solicite ao fornecedor que especifique todos os problemas apresentados.  Atente para a veracidade de informações (como CNPJ, endereço e canais de contato) sobre a sede do fornecedor. Informe-se sobre garantias e políticas dos vendedores em relação à devolução e restituição do pagamento do produto a ser adquirido.

Compartilhe!

By Staff

Estamos constantemente acompanhando o mercado automotivo em busca de notícias e dicas relevantes. A base de nossas publicações está no expertise de nossos editores, informações dos fabricantes e opinião dos consumidores.

05/01/2011 15:01