Você sabe para o que serve um Mega Capacitor?

Um mega capacitor serve basicamente para auxiliar o amplificador durante as rápidas requisições de corrente elétrica, mantendo a sua voltagem estável quando um som grave é emitido pelos Woofers ou Subwoofers. A bateria por si só não supre a necessidade de corrente elétrica quando a batida do som requer maior rapidez e energia, ocorrendo diminuição na potência do amplificador, a chamada “queda de linha”. O capacitor armazena energia e alimenta o amplificador, criando condições para que este funcione com máxima eficiência e com menor incidência de problemas.

O mega capacitor é bem vindo quando o dono do automóvel gosta de ouvir músicas em alto e bom som e nota que quando isso acontece, as luzes do carro piscam, representando um déficit de energia devido ao consumo extra que o amplificador teve ao aumentar os sinais de baixa frequência (graves). Preste atenção para não confundir estes sinais com problemas de bateria fraca – que podem ocorrer após dois anos de uso da mesma.

Capacitores de grande capacidade, os mega capacitores tem a definição de mega pelo fato de um Farad equivaler a um milhão de microFarads (uF). Um capacitor comum pode ter de 1uF a 470uF, logo são necessários mais de 2.000 capacitores de 470uF para se atingir o valor de 1 Farad.

Não confunda: capacitor não é bateria, e sim um acumulador de cargas que fornecerá elétrons na mesma intensidade em que foi carregado com elétrons. Já a bateria é uma fonte de elétrons por geração química. O mega capacitor é carregado pela bateria e descarrega corrente para o amplificador durante as batidas das músicas. Quando a batida é cessada, rapidamente (em milésimos de segundo), o capacitor se carrega novamente.

Portanto, se você perceber que o seu som está precisando ser melhorado, um mega capacitor poderá ser bem útil. Você pode encontra-lo em lojas especializadas – como na seção de acessórios para carros da Connect Parts por exemplo.

Avatar of Nelson Diniz

17/06/2013 9:59