Isle of Man TT: A corrida de motos mais espetacular do planeta

O mais espetacular e mais perigoso evento de motorsport do planeta, o Isle of Man TT.

Todos os anos, a pequena ilha localizada no Mar da Irlanda “ganha vida” com o som de uma enorme gama de motos de todas as categorias de Superbikes e Sidecars cobertos que irão competir durante 14 dias.

O Tourist Trophy International, para usar o seu nome oficial, é o destaque incontestável no calendário de competições de motos das Ilhas Britânicas. Balsas e vôos ficam lotados com meses de antecedência e os motociclistas do Reino Unido, República da Irlanda e do resto do mundo fazem uma peregrinação anual para a Ilha de Man, gerando em torno de 6 milhões de libras para a economia da ilha.

Sidecar em corrida Isle of Man

Foto por: http://www.flickr.com/photos/skyfire/

Mas o que exatamente faz com que o TT seja tão especial? Bem, para começar, ele ocorre desde 1907 e logo se estabeleceu como um dos eventos mais prestigiados do mundo. Entre 1949 e 1976, a corrida foi incluída no calendário do Grand Prix, porém o GP foi transferido para Silverstone devido a preocupações com a segurança.


Terrível acidente na TT 2010 @0:38s

E essa é a outra atração principal do TT, o perigo. O TT não ocorre em um autódromo com grandes áreas de escape e segurança, ele acontece nas próprias ruas da ilha. A partida é na capital, Douglas, e o percurso cruza montanhas e pequenos vilarejos, os pilotos passam a centímetros de distância das paredes de pedra, casas, meios-fios e caixas de correios. A segurança gera grande preocupação fazendo com que ativistas protestem pelo banimento do evento por conta do grande perigo para os pilotos (foram 237 mortes no percurso da montanha entre 1907 e 2009).

A lenda indiscutível do TT é o falecido Joey Dunlop OBE, que ganhou 26 corridas do TT (recorde) antes de sua morte em 2000, incluindo três ‘hat-tricks’ (três vitórias em um ano).

O herói moderno para os fãs do TT, porém, é John McGuinness, que possui 17 vitórias até o momento e possui o recorde de melhor volta de todos os tempos. Em 2009 ele estabeleceu um tempo de 17:12.30 com uma velocidade média de 211 km/h. McGuinness já obteve sucesso nesta temporada no North West 200, o tradicional warm-up para o TT, portanto é esperado que ele brilhe novamente.

John McGuinness pilotando em Ilha d eMan

Foto por: http://www.flickr.com/photos/govim/

Mesmo que você não seja um grande entusiasta de motociclismo, nós recomendamos que você assista a corrida na tv ou alguns dos melhores momentos nos vídeos abaixo.

Confira aqui os resultados da corrida TT (Tourist Trophy) da Ilha de Man.

Vídeos da corrida Isle of Man TT 2011

Avatar of Staff

Por Staff

Estamos constantemente acompanhando o mercado automotivo em busca de notícias e dicas relevantes. A base de nossas publicações está no expertise de nossos editores, informações dos fabricantes e opinião dos consumidores.

04/06/2012 4:50