Honda CB 300R 2013 ganha novo design e tecnologia Flex

A versão 2013 da CB 300R, moto naked de média cilindrada da Honda que vendeu 57.471 unidades no ano passado, sendo a sétima motocicleta mais vendida no acumulado do ano entre todas as motos novas vendidas no Brasil e a sexta moto mais vendida da Honda, recebeu algumas alterações no visual e o sistema Flex (bicombustível) que já equipa outros modelos da marca. Segundo a Honda, o sistema Flex possui componentes exclusivos e dispensa qualquer tipo de adaptação, permitindo o uso da gasolina, do etanol ou da mistura dos dois. Além disso, é recomendável que o próprio tanque contenha um mínimo de 20% de gasolina para que se garanta a partido a frio.

Com um preço sugerido de R$ 11.990,00 para a versão Standard e R$ 13.690,00 para a versão equipada com C-ABS, a linha 2013 da Honda CB 300R está disponível nas cores preta, vermelha metálica e amarela.

Honda CB300R 2013Saiba mais sobre a Honda CB 2013R no press-release fornecido pela Honda logo abaixo.

Com linhas agressivas e um visual sofisticado, a CB 300R chama a atenção por sua força e esportividade. O modelo proporciona excelente desempenho tanto no uso urbano, para locomoção diária, quanto nas estradas, para lazer nos finais de semana.

Seguindo o conceito “street fighter”, o modelo recebe design inovador, apresentando linhas que transmitem força na dianteira e leveza na traseira. A carenagem frontal é moderna e esportiva, além de estar integrada ao conjunto óptico. O farol, com refletor multifocal, garante boa visibilidade noturna.

A novidade na versão 2013 é o defletor na lateral integrado à carenagem e localizado próximo ao tanque de combustível, deixando o modelo imponente.

Já a parte traseira, apresenta lanterna exclusiva e a rabeta curta e afilada, reforçando sua leveza. O assento em dois níveis garante o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este último, há também alças em alumínio, que completam o design da motocicleta e oferecem mais conforto e segurança.

O painel de instrumentos da CB 300R traz tacômetro analógico e display digital com velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador de nível de combustível, luzes indicadoras de injeção eletrônica, neutro, farol alto e sinalizadores de direção. Visando orientar o consumidor com relação ao funcionamento da tecnologia Flex, o painel traz ainda uma nova luz indicadora, que acenderá sempre que houver uma elevada concentração de etanol (álcool) no tanque e temperatura ambiente abaixo de 15ºC no momento da partida que indicará uma possível dificuldade de partida a frio do motor. Após o aquecimento do motor, a luz se apagará.

Para garantir agilidade na pilotagem urbana e bom desempenho nas estradas, o modelo é equipado com o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), de 291,6 cm3, com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e radiador de óleo. Enquanto a motocicleta desenvolve torque de 2,82 kgf.m a 6.500 rpm e potência 26,53 cv a 7.500 rpm quando abastecida a gasolina, estes valores mudam para 2,86 kgf.m a 6.500 rpm e 26,73 cv a 7.500 rpm , respectivamente quando utilizado álcool.

A motocicleta recebe ainda sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), garantindo acelerações progressivas e lineares.

Do tipo berço semiduplo em aço tubular, o chassi da CB 300R proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo conta com partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica.

O modelo é equipado com suspensões dianteira do tipo garfo telescópio com 130 mm de curso, e traseira monoamortecida com 105 mm de curso. A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, do tipo 110/70 – 17 M/C na dianteira e 140/70 – 17 M/C na traseira, que garantem estabilidade, tração e aderência. As rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17 polegadas possuem desenho exclusivo e reforçam a esportividade do modelo.

Quando o assunto é a segurança, a versão 2013 Standard conta com freio dianteiro a disco com 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão e traseiro, também a disco, com 240 mm de diâmetro. Há também a opção com freios C-ABS, que reúne os benefícios do ABS (Anti-Lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System).

Completando o conjunto, recebe ainda o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura acionada com chave sextavada e combinação magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).

Avatar of Staff

Por Staff

Estamos constantemente acompanhando o mercado automotivo em busca de notícias e dicas relevantes. A base de nossas publicações está no expertise de nossos editores, informações dos fabricantes e opinião dos consumidores.

25/02/2013 20:49