A importância das cabines para a vida do motorista profissional

Para a maioria das pessoas a cabine de um caminhão não passa de um espaço extra no veículo, só quem sente na pele o cotidiano do motorista profissional percebe a verdadeira importância daquele espaço extra. Para muitos a cabine é quarto, sala de estar e cozinha, por isso, crucial na rotina de trabalho. Neste post estarei apresentando os principais pontos que tornam a cabine de um caminhão tão indispensável.

Lazer
Dependendo do espaço na cabine, o motorista pode desfrutar de acessórios e conexões, sendo alternativas extras para as horas de folga. Em algumas cabines é possível tranquilamente ter uma TV.

Cozinha
Dependendo da demanda e do cronograma as paradas para uma refeição ficam comprometidas. Nesse momento a cabine torna-se indispensável, já que nelas é possível fazer as refeições sem afetar aquele cronograma já apertado.

Cabine de caminhão

Posição Ergonômica
Quem trabalha em escritório sabe como ficar muito tempo sentado prejudica a coluna, agora imagine essa situação numa viagem de mais de 10 horas. Esse é um dos problemas que a cabine ajuda a aliviar, muitas vezes o motorista precisa daquele descanso e, mais ainda, precisa esticar a coluna para evitar lesões e o espaço extra da cabine proporciona isso e torna a rotina de trabalho um pouco mais confortável.

Quem fica 10 horas atrás de um volante sabe muito bem como é importante deitar um pouco ou ficar em pé para esticar as costas. Mais um ponto para a cabine!

Armazenamento
Nas maiores cabines o espaço para guardar pertences pessoais é duplicado, para ter uma noção o Globetrotter XL da Volvo oferece 250 litros a mais em espaço ao motorista. O espaço não é importante apenas para guardar os pertences pessoais, mas também para conseguir organizar de uma boa maneira e deixar livre o acesso aos equipamentos.

Descanso
Não é novidade saber que os motoristas dormem menos que profissionais de outras áreas, todos sabemos também os efeitos negativos que essa rotina tem para a saúde. Exemplificando, a privação do descanso tem o mesmo efeito que 8 ml de álcool no organismo, então pode causar acidentes da mesma forma. Nesse momento a cabine tem seu papel mais crucial, que é proporcionar ao motorista o conforto para dormir e repor as energias. As cabines mais modernas já vêm equipadas com colchões e, inclusive, possibilidade de escolha dos travesseiros.

Espero que esse post tenha servido para demonstrar que o que para muitos é algo um pouco sem importância, para os motoristas é uma parte fundamental da rotina de trabalho. Parte essa que torna o serviço mais eficiente, proveitoso e, acima de tudo, seguro.

Avatar of Nelson Diniz

21/03/2013 19:29