Dicas de segurança na compra e venda de carros

Compra e venda de carros seguraO processo de compra ou venda de um veículo geralmente é simples, mas tanto compradores quanto vendedores podem acabar suscetíveis a serem vítimas de fraude ou outros crimes. Tenha cuidado para não deixar a emoção de comprar ou vender um veículo comprometer a sua segurança ou o seu dinheiro. E lembre-se, se parece bom demais para ser verdade, geralmente é. Os conselhos abaixo são para ajudar você a não ser vítima de um crime.

Procurar por seu próximo carro pode ser uma experiência emocionante. Contudo, infelizmente, há pessoas tentando lucrar em cima de outras através de golpes, e alguns fraudadores por vezes são bem convincentes ao operar online. Embora isso só aconteça em uma minoria dos casos, fraudadores se passando por compradores de carros, vendedores ou comerciantes podem manchar a reputação de empresas legítimas e indivíduos que tentam fazer uma transação honesta. Devido a isso é importante se manter seguro quando estiver comprando ou vendendo carros.

[pad10]

[gn_note note_color=”#ffffff” text_color=”#333333″ radius=”0″]É importante manter-se seguro ao comprar um carro usado. Seja um comprador cuidadoso, permitindo que o bom senso prevaleça. Se algo aparenta estar errado é porque provavelmente está. Dê uma olhada em nossos conselhos sobre como evitar potenciais fraudadores.[/gn_note]

[gn_note note_color=”#ffffff” text_color=”#333333″ radius=”0″]Enquanto comprar um carro tende a ser mais arriscado, vendedores particulares também não estão imunes a serem alvos de fraudadores. Para ajudá-lo a evitar ser vítima de um crime, nós também temos alguns conselhos para você que pretende vender o seu carro.[/gn_note]

[pad5]

Cuidados com a compra de um carro

[pad5]

[gn_tabs vertical=”yes”]
[gn_tab title=”Investigação”]Ao comprar um carro, especialmente através de um vendedor particular, é aconselhável fazer a sua investigação sobre o vendedor assim como do veículo.

Cruze os dados apresentados no documento do veículo com o próprio veículo (verifique o chassi, cilindrada, cor etc).

Cruze os dados apresentados no documento do veículo com os dados apresentados no DENATRAN. Além disso, verifique indicadores de situação do veículo, como existência de ocorrência de roubo, restrição Judicial, alienação fiduciária etc.

[gn_list icon=”icon: external-link” icon_color=”#333333″]

  • Faça uma consulta do veículo no DENATRAN: LINK
  • Você pode usar o ‘[email protected] serviço oferecido pela DEKRA, para realizar uma consulta mais completa, com registros de acidentes histórico de roubo, histórico de KM, histórico de leilão, entre outros. (pago): LINK[/gn_list][/gn_tab]

[gn_tab title=”Inspeção”]Acima de tudo, certifique-se de ter visto o carro e estar completamente satisfeito antes de entregar um centavo ou fazer quaisquer compromissos.

Existem diversos pontos que devem ser checados para fazer uma avaliação do estado do carro, se você não está familiarizado com o modelo ou com o funcionamentos de carros em geral, pode ser interessante obter ajuda de um profissional.

[gn_list icon=”icon: external-link” icon_color=”#333333″]

  • Como Verificar um Carro Usado Antes de Comprá-lo: LINK
  • Você pode optar por realizar uma vistoria de avaliação do carro com um profissional. Desta forma, poderá ter mais tranquilidade e uma garantia de que está comprando um carro  em bom estado. A DEKRA é uma das empresas que realiza esse serviço (pago): LINK [/gn_list][/gn_tab]

[gn_tab title=”Pagamentos”]Nunca envie pagamentos online sem ver o carro (eu diria: nunca envie pagamentos online neste caso). Use métodos de pagamento rastreáveis, como cartão, transferência bancária ou cheque.[/gn_tab]

[gn_tab title=”Documentos”]Antes de comprar um veículo usado, o interessado deve pesquisar sua situação: a transferência para o seu nome só será feita se ele estiver em situação regular e sem débitos.

  • O novo dono tem o prazo de 30 dias para fazer a Transferência de Propriedade.
  • Se o veículo comprado é 0 km, o proprietário tem 30 dias para fazer o Registro de Propriedade.[/gn_tab]

[gn_tab title=”Guias de compras”][gn_posts posts_per_page=”-1″ tax_term=”74″ tax_operator=”0″ order=”desc”][/gn_tab]
[/gn_tabs]

[pad10]

Cuidados com a venda de um carro

[pad5]

[gn_tabs vertical=”yes”]
[gn_tab title=”Fique atento”] Esteja ciente de que fraudadores podem contatá-lo passando-se por potenciais compradores. Nunca compartilhe dados pessoais por telefone, já que criminosos poderão usar essas informações para criar um anúncio clonado para enganar outros ou até mesmo tentar explorar a sua identidade. Compradores genuínos não devem ter problemas em “vistoriar” o carro pessoalmente e verificar os detalhes.

Realize o contato com o comprador em potencial em um local público ou em um ponto de encontro certificado.
[gn_list icon=”icon: external-link” icon_color=”#333333″]

  • Ponto de encontro certificado DEKRA: LINK

[/gn_list] Nunca deixe um potencial comprador sair para um test drive sem você. Você pode querer ter um amigo ou membro da família junto de você para realizar o test drive com o comprador, e não tenha medo de pará-lo mais cedo caso o potencial comprador dirija perigosamente.

Nunca deixe potenciais compradores efetuarem cópias ou fotografias dos documentos do veículo ou terem a posse dos originais antes de comprar. Estes só devem ser entregues com o carro depois que o dinheiro foi depositado de forma segura em sua conta bancária.[/gn_tab]

[gn_tab title=”Pagamentos”] Nunca deixe um comprador levar o seu carro sem antes ter pago o valor integral por ele. Se o comprador deu-lhe um cheque ou realizou uma transferência de fundos para a sua conta, espere que esteja liberado completamente antes de entregar as chaves do veículo. [/gn_tab]

[gn_tab title=”Documentos”] Se um veículo foi vendido, seu antigo dono deve fazer a Comunicação de Venda de Veículo ao Detran de seu estado ou ao Cartório de Notas em até 30 dias, depois de preencher o recibo de compra e venda (Certificado de Registro do Veículo/CRV) com os dados do novo dono.

Se o antigo proprietário não comunicar a venda ao Detran corre os riscos:

De assumir multas e débitos do novo dono;
De responder civil e criminalmente por acidente envolvendo seu antigo veículo. [/gn_tab]

[gn_tab title=”Guias de vendas”] [gn_posts posts_per_page=”-1″ tax_term=”90″ tax_operator=”0″ order=”desc”] [/gn_tab]

[/gn_tabs]

By Staff

Estamos constantemente acompanhando o mercado automotivo em busca de notícias e dicas relevantes. A base de nossas publicações está no expertise de nossos editores, informações dos fabricantes e opinião dos consumidores.

09/01/2015 12:26